Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Institucional

Anexo ao Balanço 2013images/institucional_big.jpg" _fcksavedurl="images/institucional_big.jpg">

 

Protocolo com o Turismo de Portugal


Naturtejo concluiu plano de sinalização do Geopark Naturtejo

A Naturtejo, Empresa de Turismo, EIM concluiu o plano de sinalização do Geopark para o qual contou com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, IP.

O investimento incluiu a inserção de placas de sinalização para os 16 geomonumentos distribuídos pelos 6 municípios do território Naturtejo (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Nisa, Vila Velha de Ródão), e colocação de painéis interpretativos que incluem gravuras explicativas e informação turística adicional (unidades de alojamento, restauração e animação).

Foi ainda apresentado um inovador e pioneiro conceito de sinalética, sinalética digital, disponível para consulta e download no site da Naturtejo, www.naturtejo.com.

A partir de agora, além de toda a informação científica disponível in situ nos painéis, os visitantes poderão planear a sua viagem com detalhe e obter conhecimento prévio essencial ao pleno usufruto do Geopark.



Algumas fotos da sinalética do Geopark Naturtejo: Fotografias para Download (20MB)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                                    
 
GEOescolas é um projecto Europeu apoiado pela Lifelong Learning Programme, que reúne geocientistas de diferentes universidades, museus, geoparques, professores e escolas de formação para professores, que melhor conseguem “trazudir” as geociencias numa linguagem e aprendizagem acessível a todos os estudantes.

O objectivo deste projecto é definir modelos com princípios para uma literacia em Geociências para todos os cidadãos europeus, sendo aplicado, pelo menos, nos programas escolares das escolas secundárias dos respectivos países participantes.

Os principais resultados a serem apresentados ao longo do desenvolvimento do projecto são: (a) uma pesquisa de comparação curricular; (b) uma pesquisa de interesse; (c) um dicionário escolar de Geociências (léxico); (d) módulos de ensino sobre temáticas específicas; e (e) um site interactivo (em Inglês, Alemão, Grego, Italiano, Português, Espanhol e eventualmente Francês) e uma Newsletter.

O projecto GEOescolas pretende melhorar a formação dos professores e a literacia geocientífica dos alunos Europeus, e torná-los capazes de compreender os conceitos fundamentais dos sistemas dinâmicos da Terra, de aceder cientificamente a informação credível sobre a Terra e de tomar decisões responsáveis acerca da Terra, como um “sistema”.

Além disso, combinando a investigação e a prática educativa nas escolas, ideias, conhecimento e perícia que suporta, contribuirá para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e promover uma dimensão Europeia em sistemas e práticas de campo, ajudando os jovens a adquirir as competências básicas e necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para uma futura cidadania activa na Europa.

Portal do Projecto GEOschools: http://geoschools.geol.uoa.gr/

_____________________________________________________________________________________________________________

Naturtejo participa no projecto Taejo Internacional II
A Naturtejo Empresa de Turismo EIM participa no projecto Taejo Internacional II, como benificiário nº 17, financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.
Assim, o projecto Taejo Internacional é uma cooperação transfronteiriça, Espanha-Portugal, entre sócios espanhóis e portuguese, nu total de 18, sendo o Organismo Autónomo para o Desenvolvimento Local da Diputacion de Cáceres o chefe de fila.
Este projecto visa a criação de um destino turístico no âmbito do Tejo Internacional, através da realização de acções estratégias de cooperação territorial que valorizem os recursos naturais culturais e históricos ligados ao Tejo Internacional.
No âmbito deste projecto a Naturtejo participa nas seguintes actividades:
- Cooperação para o fomento da competitividade e promoção do emprego
- Cooperação e gestão conjunta em meio ambiente e património
- Cooperação e gestão conjunta para a integração socioeconómica e institucional e para a gestão de projectos
- Comunicação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA VALORIZAR
Trata-se de um instrumento inovador ao serviço da coesão territorial, não só pelos mecanismos de gestão simplificada adotados, como pela sua orientação exclusiva para o apoio a microempresas situadas em territórios com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento decorrentes da sua baixa densidade populacional e institucional.
Trata-se ainda de um instrumento articulado com outros instrumentos de política pública previstos no “Programa Valorizar” com forte envolvimento e intervenção dos atores regionais e locais, sendo complementar, em termos de cobertura do território em investimentos superiores a 5 000 euros, à ação “Criação e desenvolvimento de microempresas” financiada pelo programa PRODER.
Mais informações:
BROCHURA VALORIZAR
APRESENTAÇÃO VALORIZAR
PORTARIA 68_2013
FOLHETO_SIALM
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Situação das dívidas a fornecedores em 31 de Dezembro de 2011, nos termos do n.º 8, do art.º 208.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro (Orçamento de Estado para 2012)
 


Contas


2012
Relatório de Gestão 2012
Demonstração de Fluxos de Caixa 2012
Anexo ao Balanço 2012
Certificação Legal de Contas 2012

2013
Relatório de Gestão 2013
Demonstração de Fluxos de Caixa 2013
Anexo ao Balanço 2013
Certificação Legal de Contas 2013

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2017 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt