Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Gastronomia Regional e GeoProdutos

Um dos traços de união mais emblemáticos do Geopark Naturtejo é o seu património gastronómico comum. Fruto de mentes engenhosas e de mãos sábias, os segredos dos pratos típicos da região foram passando de geração em geração e chegaram até aos nossos dias quase inalterados.
Baseada nos recursos agrícolas, pecuários e cinegéticos existentes na região, a gastronomia do Geopark Naturtejo é vasta e diversificada.
A excelência das carnes produzidas no Geopark Naturtejo tem sido reconhecida com a atribuição de diversas certificações de qualidade, nomeadamente ao Cabrito Estonado de Oleiros, ao Borrego da Beira e do Nordeste Alentejano (IGP - Indicação Geográfica Protegida) e à Carne de Porco Alentejana (DOP - Denominação de Origem Protegida).
Os peixes do rio são também um petisco que vale a pena apreciar.
Fruto de uma cuidadosa estratégia de valorização, alguns produtos devido à sua elevada qualidade marcam a diferença, formando a gama dos GeoProdutos.



Carnes:

Borrego, cabrito, porco e seus enchidos.


Pratos Típicos:

Cabrito Assado no Forno; Cabrito Recheado; Ensopado de Cabrito; Cabrito Estonado, Ensopado de borrego, Ensopado de Javali; Sopa da Matança; Laburdo; Maranhos, Bucho Recheado; Fígado de Cebolada; Gaspacho; Perna de Porco com Castanhas;


Peixes:

Barbos, carpas, achigãs, trutas, lampreia, enguias.


Pratos Típicos:

Truta grelhada da Ribeira; Sopa de peixe do rio; Arroz de Lampreia; Achigã frito, Caldeirada de Enguias


Bolos e Sobremesas:

Bolos secos (broas de mel, cavacas, borrachões, biscoitos, couscureis, nógados, pantufas), de fatia (pães de ló, bolo de mel, bolos de páscoa), fritos (filhós, sonhos, argolas doces, azevias) e doces de colher (arroz doce, papas de carolo, tigelada, requeijão com doce de abóbora), Doces conventuais (rebuçados de ovos e barquinhos.


Queijos:

Queijos de ovelha, cabra e mistura (Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Nisa, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros)


Outros produtos:

Azeite, pão, bicas de azeite, mel e frutícolas: laranja, figo, diospiro (Idanha-a-Nova), cereja, ginja, castanha (Proença-a-Nova) e medronho (Oleiros).


Bebidas:

Aguardente de Medronho; Vinho Callum, Licores;  
 


 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2017 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt