Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Praias Fluviais

As praias fluviais do Geopark Naturtejo são muito procuradas pelas suas águas límpidas e puras e por possuírem balneários devidamente equipados e um serviço de vigilância assegurado durante toda a época de verão.

No período balnear, estas praias tornam-se verdadeiros locais de lazer e descontracção, onde os veraneantes podem desfrutar dos recursos naturais mas também dos equipamentos de animação existentes, como restaurantes-bar, bungalows, campos de jogos e parques infantis. 

 
 

Almaceda (Castelo Branco)

A ribeira que atravessa a aldeia de Almaceda dá origem à praia fluvial, a qual preserva o curso natural e a existência de um rústico lagar de azeite que aproveitava a força das águas para o seu funcionamento.

Conhecida também por Poço do Lagar, a cerca de 33 km de Castelo Branco, a praia Fluvial de Almaceda divide o lugar do Espírito Santo, na margem direita, e o lugar da Senhora da Graça, na margem esquerda.

 

Mais informações:
- Instalaç?es sanitárias, balneários, parque de merendas, parque infantil, campo de futebol, campo de volei de praia, aluguer de canoas e aluguer de bicicletas.

Sesmo (Castelo Branco)

 

Esta zona balnear rural localiza-se na aldeia do Sesmo, rodeada por montes e vales a cerca de 25 km de Castelo Branco. A praia é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza

Mais informações:
- Parque-Infantil, instalações sanitárias, parque de merendas, parque de estacionamento e serviço de bar
 

Álvaro (Oleiros)

Praia fluvial localizada na aldeia de Álvaro. Além das margens do rio, a praia dispões de uma piscina flutuante, dividida em duas partes: uma para adultos, outra para crianças. Parque infantil, parque de merendas e bar apoiam a praia. A tranquilidade das águas permite a prática de modalidades náuticas. You can buy discount uk best super clone omega with Swiss movements online.

 

Mais informações:
- Bar/esplanada, parque de merendas/grelhadores, parque infantil, WC público, solário, piscina infantil, fonte e piscina flutuante.

Actividades:
- Natação, passeios pedestres, pesca, canoagem, desportos aquáticos e gaivotas.

Cambas (Oleiros)

Esta Praia situa-se na margem direita do rio Zêzere junto a uma típica aldeia de casas de xisto, no concelho de Oleiros. A zona é calma e sossegada, óptimo para quem pretende e procura o ar bucólico do campo.

 

Mais informações:
- Praia vigiada e com acesso a deficientes.
- Parque de merendas, parque infantil, posto de primeiros socorros, instalações sanitárias, duches, bares de praia e restaurantes.

Actividades:
- Natação, canoagem, desportos de aventura, voleibol de praia e windsurf.

Açude Pinto (Oleiros)

Localizada na proximidade da Vila de Oleiros, esta praia fluvial está dotada de um sistema de comportas, que propicia um desnível de água, perfeitamente seguro e ideal para o divertimento das crianças. O extenso relvado e o frondoso arvoredo, proporcionam aos veraneantes, um local aprazível que convida ao descanso.

 

Mais informações:
- Praia vigiada
- Parque de merendas com grelhador, parque infantil, solário, piscina infantil, parque de estacionamento, posto médico, instalações sanitárias, duches, bares de praia e restaurantes.

Actividades:
- Natação, passeios pedestres e pesca.

Aldeia Ruiva (Proença-a-Nova)

A praia de Aldeia Ruiva caracteriza-se pela existência de um sistema de comportas, que propicia áreas de banho de profundidade distintas. Destacam-se os equipamentos oferecidos que, juntamente com o extenso areal e a quantidade de sombras existentes, proporcionam o cenário ideal para usufruir do espaço nos dias quentes de verão.


Mais informações:
- Praia acessível e praia vigiada.
- Parque de merendas com grelhador, zona de lazer, piscinas, parque de estacionamento, parque infantil, posto de primeiros socorros, instalações sanitárias, duches, bares de praia e restaurantes.

Actividades:
- Campo de jogos e desportos de aventura.

Fróia (Proença-a-Nova)

É uma das 12 praias do País que recebeu a medalha de ouro da Quercus e percebe-se a razão desta distinção. A dois quilómetros da vila de Sobreira Formosa, um açude retém as límpidas águas da Ribeira da Fróia, que proporciona um espelho de água de quase 700 metros quadrados com várias profundidades, incluindo uma piscina para crianças. Pode ainda apreciar uma casa de xisto, típica desta região. A poucos quilómetros, nas Moitas, situa-se o Centro de Ciência Viva e o aeródromo a partir do qual podem ser feitos saltos de pára-quedas.

 

Mais informações:
- Praia Acessível e praia vigiada, com rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e WC para pessoas portadoras de deficiência.
- Parque de merendas com grelhador, zona de lazer, piscinas, parque de estacionamento, parque infantil, posto de primeiros socorros, instalações sanitárias, duches, restaurante e bar com esplanada, biblioteca e videoteca, piscina infantil e chapéus-de-sol.

Malhadal (Proença-a-Nova)

A densa vegetação envolvente do sopé da Serra de Alvéolos e as águas cristalinas da Ribeira de Isna, afluente do Rio Zêzere, criam as condições ideais para um dia de merecido descanso, com amigos ou em família.


Mais informações:
-
Praia Dourada 2010
- Praia vigiada
- Aluguer de canoas, parque de merendas, zona de lazer, piscina infantil, piscina flutuante, parque de estacionamento, posto de primeiros socorros, instalações sanitárias, duches, bares de praia e restaurantes.

Actividades:
- Canoagem, caminhada, pesca e desportos de aventura

Cerejeira (Proença-a-Nova)

Praia localizada na Ribeira do Alvito que, apesar de não ter o mesmo estatuto das restantes, dado o seu curto período de existência, tem sido progressivamente melhorada para que possa ser mais uma alternativa quando o assunto é lazer e descanso.

 

Mais informações:
- Instaladas pranchas de salto, balneários, casas de banho, um bar e serviço de aluguer de embarcações de diversão.
- O caudal da ribeira é bastante razoável e a zona fluvial é rica em fauna e flora, desfrutando-se de um ambiente natural relaxante.

Alvito da Beira (Proença-a-Nova)

Localizada na aldeia de Alvito da Beira, na margem direita da ribeira do Alvito, num vale verdejante, onde a arquitectura tradicional não foi descurada. É o ponto de partida para O Percurso Pedestre “Rota dos Recantos e Encantos”.

Pego (Idanha-a-Nova)

O Pego de Penha Garcia é uma piscina formada por um açude no seio do Parque Icnológico de Penha Garcia, rodeado por estratos com fósseis com cerca de 480 milhões de anos. Trata-se de uma zona balnear quase selvagem, atravessada pelo Percurso Pedestre “Rota dos Fósseis”.

Barragem de Idanha (Idanha-a-Nova)

Situada em plena paisagem raiana, a 8 km da vila de Idanha-a-Nova, a albufeira da barragem Marechal Carmona localiza-se no rio Ponsul. Oferece condições para a utilização de embarcações e outras práticas desportivas num clima de tranquilidade em plena paisagem raiana.
 

Zona de Lazer de Benquerença (Penamacor)

Localizada na aldeia de Benquerença, a 14 km da Vila de Penamacor.
A sombra agradável das frondosas árvores à beira do curso da ribeira é um dos muitos prazeres que poderá usufruir na Zona de Lazer da Benquerença. Possui um açude de um velho moinho e um extenso relvado que proporciona zonas de lazer e descanso.

 

Mais informações:
- Amplas áreas relvadas; churrasqueira; bar; WC; duches; parque infantil; campo de jogos; parque de estacionamento; área de serviço para autocaravanas.

Actividades:
- Merendar; Nadar; Voleibol.

Zona Balnear do Meimão (Penamacor)

Localizada na aldeia de Meimão, a 17 km da Vila de Penamacor.
Na imensidão do plano de água da albufeira da Ribeira da Meimoa encontra uma Zona de Lazer com ótimas condições para ir a banhos. Possui piscina flutuante com vigilância e areia, que possibilita estender a toalha para descansar ou apanhar banhos de sol. Caso pretenda pernoitar, dispõe ainda de um empreendimento de Casa de Campo, composto por bungalows totalmente equipados.

 

Mais informações:
- Vigilância; piscina flutuante (adultos e crianças); parque de merendas; churrasqueiras; parque infantil; posto de primeiros socorros; WC; duches; parque de estacionamento; bar e bungalows.

Actividades:
- Passeios de barco; canoagem; gaivotas; passeios pedestres e bicicleta; nadar; pesca desportiva; observação de aves; merendar.

Zona de Lazer da Meimoa (Penamacor)

Localizada na aldeia de Meimoa, a 11 km da Vila de Penamacor.
, a Zona de Lazer da Meimoa, contém sombras abundantes, espaço relvado e uma ponte romano-filipina em pano de fundo. Munida de bar, que dá apoio aos banhistas, proporciona o ambiente ideal para um dia bem passado com a família.

 

Mais informações:
Zona relvada; bar; parque de estacionamento; WC; duches; parque infantil e de merendas; campos de jogos.

Actividades:
- Gaivotas; futsal; futebol de praia; nadar; merendar.

Penedo dos Cágados (Vila Velha de Ródão)

No sopé da Serra das Talhadas, na típica aldeia da Foz de Cobrão, encontra a mais recente zona balnear do território, a Praia Fluvial do Penedo dos Cágados. Aqui, o rio Cobrão (que logo desagua no rio Ocreza) forma uma piscina fluvial através de uma barragem tradicional.

Na aldeia poderá observar a arquitectura tradicional, visitar locais como o Núcleo Museológico do Linho e da Tecelagem, o miradouro das Portas de Almourão, os vestígios da antiga exploração aurífera romana, percorrer o Caminho do Xisto ou ainda fazer uma refrescante actividade de garimpo de ouro no rio.

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies