Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Saúde e Bem-Estar

Fuja da confusão da cidade, esqueça o stress do dia-a-dia e faça um retiro no Geopark Naturtejo. Deixe-se envolver pelo sossego e descubra o que a natureza pode fazer por si.


Por ser uma região serena por natureza, a Naturtejo torna-se o local ideal para quem privilegia a saúde e o bem-estar físico e mental. Ao chegar, vai sentir que o descanso absoluto parece ter sido inventado aqui, nesta região onde a água nos faz mergulhar num mar de tranquilidade e o ar nos faz respirar fundo de pura descontracção.


 


 



Águas minerais naturais




A circulação de águas subterrâneas em formações sedimentares detríticas, xistentas, quartzíticas e graníticas, a sua associação com falhas profundas de actividade tectónica recente e o tempo de residência são responsáveis pela emergência de importantes mananciais no Geopark Naturtejo. Estas águas dividem-se em águas   minero-medicinais frias e termais, e águas de nascente, de acordo com as suas características de surgência.


 


 



Complexos Termais




No território Naturtejo existem três complexos termais, as Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova), as Termas da Fadagosa (Nisa) e as Termas da Fonte Santa de Águas (Penamacor), ambos renovados recentemente com uma oferta de variados tratamentos terapêuticos e bem-estar. As termas são um verdadeiro refúgio para quem procura o relaxamento do corpo e da mente, em locais privilegiados de ar puro e paisagens naturais.




Termas de Monfortinho


As águas de Monfortinho circulam pela serra de Penha Garcia e emergem próximo do rio Erges a uma temperatura de 30,5ºC. As suas propriedades, conhecidas já desde a época romana, devem-se à forte mineralização em sílica (53%), sendo indicadas para doenças cutâneas, biliares, intestinais, reumáticas e ginecológicas.


O balneário, considerado um dos melhores complexos termais da Europa, para além dos tratamentos medicinais, oferece também programas de relaxamento que incluem piscina termal, solário, ginásio, massagens com pedras e hidromassagem com cacau ou rosas da Bulgária. Quanto às técnicas terapêuticas e tratamentos destaca-se a ingestão de água, balneoterapia, pressoterapia, fisioterapia, electroterapia ou hidropressoterapia, duche escocês, vichy com massagem a 4 mãos, hidromassagem, massagem manual.




“Para poente de Salvaterra do Extremo há a Fonte Santa onde vão muitos doentes tomar caldas e saem delas com saúde “ (Costa, 1706)




Mais informações www.ohotelsandresorts.com/

Termas da Fadagosa


As águas da Fadagosa de Nisa, são águas minero-medicinais de natureza sulfurosa, com um aroma muito especial, que emergem a 19ºC e são indicadas para o tratamento de doenças reumáticas, respiratórias, metabólicas (alterações do colesterol, ácido úrico) e dermatológicas. Para além da saúde, aqui também se privilegia o bem-estar, recorrendo-se aos benefícios da balneoterapia com programas “anti-stress”, tonificante, revigorante, hidromassagem seca, entre outros.




Mais informações www.termasdenisa.pt

SPA’s


Para além dos complexos termais, no Geopark Naturtejo existem unidades hoteleiras que oferecem os melhores tratamentos de relaxamento e beleza. Excelentemente equipados, o Hotel Astória, nas Termas de Monfortinho, o Hotel Trip Colina do Castelo, em Castelo Branco e o Hotel Estrela de Idanha, em Idanha a Nova, possuem as mais modernas infra-estruturas de desporto e lazer e diversos tratamentos que relaxam o corpo e estimulam a mente.




Mais informações

Hotel Astória: www.ohotelsandresorts.com

Hotel Tryp Colina do Castelo: www.trypcolinacastelo.com

Hotel Estrela da Idanha: www.estreladaidanha.pt


Águas com Interesse Patrimonial




No que respeita o Património Hidrogeológico do Geopark Naturtejo, além das águas utilizadas para balneoterapia, estão inventariados mais sete locais de interesse, devido à sua relevância científica e cultural.


 



Legenda:

1 - Fonte Santa de Monfortinho

2 - Fonte das Virtudes

3 - Fonte dos Sinos

4 - Horta do Almortão – Banhos Santos

5 - Fonte de Santa Maria Madalena

6 - Nascente da Sra de Orada

7 - Termas da Fadagosa de Nisa

8 - Sra dos Remédios

9 - O Nascente


 

A Fonte das Virtudes

Situada junto às Portas de Ródão e à Albufeira do Fratel, é conhecida pelas suas águas minerais termais, outrora local de romagem. Este espaço, de grande interesse natural, é ideal para a realização de actividades como percursos pedestres e observação de aves.

A Fonte dos Sinos


Em S. Miguel d’Acha, é uma fonte de mergulho com águas de características sulfúreas associadas à lixiviação de filões ricos em sulfuretos, com numerosas lendas associadas.

A Nascente da Senhora de Orada


Na Serra da Gardunha, associada a culto secular, destaca-se pelo facto destas águas fazerem parte do aquífero que abastece as águas de mesa comercializadas com a designação Fonte da Fraga, através de captações feitas nas nascentes da Ribeira da Senhora da Orada. As águas da Fonte da Fraga, “águas puras da serra da Gardunha”, são águas minerais de mesa, captadas em S. Vicente da Beira (Castelo Branco) a 800 m de altitude e comercializadas em todo o país.

Locais tradicionais de romagem

Para tratamentos populares com lavagens e ingestões de águas às quais são associadas propriedades “curativas”, destacam-se a Horta do Almortão (Idanha-a-Nova), a Fonte de Santa Maria Madalena (Sarzedas) e a Sra dos Remédios (Perais).

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2017 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt