Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Jardins e parques

 

Os Jardins e Parques são espaços de extrema importância para a qualidade de vida dos habitantes onde eles existem, bem como dos seus visitantes. São locais de convívio e recreio dos quais podemos usufruir, passeando, descontraindo, brincando e até mesmo aprendendo com as suas características únicas.

 
 

Jardim do Paço Episcopal (Castelo Branco)

O Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco revela-se como um dos mais originais exemplares do Barroco em Portugal. Em especial no que respeita à estatuária: aos aspectos simbólicos e à disposiç?o dos seus elementos em percursos temáticos.

Foi o Bispo da Guarda, D. Jo?o de Mendonça (1711-1736) que encomendou e provavelmente orientou as obras do Jardim. Mais tarde, já no fim do séc. XVIII, o segundo bispo da Diocese de Castelo Branco, D. Vicente Ferrer da Rocha fez ali obras de algum relevo. Em 1911, o Jardim passa para as m?os da Câmara Municipal por arrendamento e em 1919 adquiri-se a título definitivo.

Este jardim Barroco, em forma rectangular, é dominado por balc?es e varandas com guardas de ferro e balaústres de cantaria. Apresenta cinco lagos, com bordos trabalhados, nos quais est?o instalados jogos de água. No patamar intermédio da Escadaria dos Reis existem repuxos e jogos de água surpreendentes. 

Por entre os canteiros de buxo erguem-se simbólicas estátuas de granito, em que se destacam os Novíssimos do Homem, Quatro Virtudes Cardeais, as Três Virtudes Teologais, os Signos do Zodíaco, as Partes do Mundo, as Quatro Estaç?es do Ano, o Fogo e a Caça. Dispostos à maneira de escadório, encontram-se representados os Apóstolos e os Reis de Portugal até D. José I.

No patim superior, encontram-se estátuas alusivas ao Antigo Testamento e à simbologia da água como elemento purificador. O Jardim Alagado, tanque floreado de curvas bem delineadas e canteiros de flores, tem ao centro um repuxo de cantaria por três golfinhos entrelaçados e encimados por uma coroa.

O interesse e curiosidade da iconografia do conjunto escultórico resulta do facto de haver uma aliança singular entre o universo religioso e universo panteísta.

Este jardim beneficiou de uma profunda e complexa intervenção de restauro e conservação, no âmbito do Programa Polis, a nível de tratamento de vegetação, reintrodução de espécies vegetais originais, recuperação dos sistemas de águas, iluminação cénica e drenagem.

A intervenção contemplou também na limpeza da cantaria e recolocação de estátuas nos locais originais, recuperação dos muros e do tanque principal, sob a cascata de Moisés. Durante a intervenção foi descoberto o sistema hidráulico perfeitamente intacto, construído em 1725, procedendo-se à sua conservação e restauro.

www.findbestwatch.net

Azulejos do Jardim do Paço Episcopal

Os muros delimitadores do Jardim do Paço apresentam painéis de azulejo figurativo, monocromo, azul sobre fundo branco, representando várias vistas de Castelo Branco, da Antiga Quinta e Bosque, a Capela de São João e respectivo Cruzeiro; aparecem, ainda, painéis de azulejo rectilíneos, com os ângulos curvos, emoldurados a cantaria e a faixa cerâmica, a representar os desenhos de Castelo Branco, efectuados por Duarte de Armas, no Séc. XVI, bem como a representação do bispo D. João de Mendonça.

Parque da Cidade (Castelo Branco)

Ocupando o espaço fronteiro ao Jardim do Paço Episcopal, naquela que fora outrora a horta do Paço, dispõe de amplos espaços para as crianças correrem e um agradável parque infantil. Fontes e espelhos de água transmitem uma sensação de frescura. Canteiros com produtos hortícolas e ervas aromáticas, permitem um testemunho da antiga função e, ao mesmo tempo, uma abordagem pedagógica aos produtos da terra.

Parque Urbano (Castelo Branco)

Aproveite alguns momentos para dar um salto ao novo parque urbano e às Piscinas. Piscina-Praia de Castelo Branco é um espaço agradável onde se poderá divertir com a família.

Ciclovias
Lagoa
Percursos pedonais
Campos de Futebol com infraestruturas de apoio
Complexo de Piscinas (Piscina Praia e Piscina Coberta Aquecida)

Albigec - Empresa Intermunicipal
Av. do Empresário, Zona de Lazer de Castelo Branco
Telefone: +351 272 347 180
(Chamada para rede fixa nacional)
E-mail: geral@albigec.pt

 

Parque Urbano Comendador João Martins (Proença-a-Nova)

Situado na zona central de Proença-a-Nova, o Parque Urbano possui sanitários públicos, um parque infantil, um espaço internet, um palco para espectáculos ao ar livre, uma biblioteca infantil, uma galeria e uma cafetaria. O espaço conta com uma ampla zona verde e foi feita uma requlificação do Ribeiro de Santa Margarida que atravessa o parque



Contactos: postodeturismo@cm-proencanova.pt
Fax: 74 670 000
(Chamada para rede fixa nacional)

Jardim do Rossio (Nisa)

O Jardim do Rossio localiza-se no centro da Vila, sem um espaço aprazível, jardim de traços modernos e com abundante vegetação. No seu interior, destaca-se um lago, um coreto e um parque infantil.

Jardim da República (Penamacor)

Jardim com canteiros floridos e arborizados que oferece uma bela vista panorâmica. No seu interior, destaca-se uma esplanada, um parque infantil, o monumento dedicado ao Conselheiro Jacinto Cândido da Silva (1857–1926) e um Memorial em Homenagem às Terras e às Gentes do Concelho de Penamacor, uma cascata múltipla, com uma Cidadela simbólica, onde sobressai a Torre de Menagem .

Jardim Municipal de Oleiros

O Jardim Municipal situa-se no centro da vila de Oleiros e é um espaço aspecto contemporâneo, de linhas simples e sóbrias. Possui uma frondosa arborização, um lago, um coreto e infra-estrutura de apoio. O Jardim é palco de numerosas iniciativas e eventos.

Parque Cruz do Montalvão (Castelo Branco)

O Parque Urbano Cruz do Montalvão tem com 21 hectares, dentro da cidade, numa zona densamente urbanizadas. Possui um o grande relvado social, com equipamento infantil, o espaço de mesas de pic-nic e a plataforma de estadia e jogos tradicionais. Tem também um anfiteatro natural, um espaço multifuncional, com vista para a serra da Gardunha. Tem ainda um percurso com cerca de 1 km.

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies