Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Festival das Sopas de Peixe

Vila Velha de Ródão

Festival das Sopas de Peixe

Data: 15 e 16 de Setembro

Local: Vila Velha de Ródão

 

Nos dias 15 e 16 de Setembro, a autarquia de Vila Velha de Ródão, promove, no campo de feiras, o VI Festival das Sopas de Peixe.

Neste local vai estar em permanência a restauração aderente cuja ementa tem em destaque as Sopas de Peixe, contemplando também outros pratos típicos da região.

A organização preparou um programa de animação bastante diversificado para miúdos e graúdos, com animações musicais e infantis e uma restauração de excelência.

Destaca-se o espetáculo de fado com Fábia Rebordão que convida a palco Jorge Fernando, no sábado, 15 de Setembro, às 22h30. No Domingo dia 16 de Setembro o palco é dos Galandum Galundaina que trazem a música tradicional portuguesa pelas 22h30m. Estes espectáculos vão decorrer no palco Festival das Artes da Beira Baixa – Beira Baixa Cultural.

Os espectáculos de música, dança e teatro são uma predominante na animação destes dois dias. Os grupos como os Quintarolas, os Fora d’Horas, os Bombos Toc & Rodão com os Hora da Pinga, os Trotto Saltarello, as concertinas da Associação da Carapalha ou os grupos de Ranchos folclóricos como o Grupo etnográfico de dança e cantares de Vila Velha de Ródão são alguns dos motivos para o convite à presença neste certamente de gastronomia regional.

A Silent Party, na noite de sábado dia 15 de Setembro, será uma animação diferenciada, um momento em que a organização estimativa contar com a presença de centenas de pessoas a dançar e a cantar, mas onde aparentemente a música não se adapta à dança, uma diversão a não perder.

A receita das Sopas de Peixe de Ródão, uma marca destas Terras de Oiro, são o mote para o no Sábado dia 15 de Setembro decorrer o Atelier Gastronómico “Segredos e Sabores das Terras de Oiro” com a Chef Luisinha. Os recursos naturais que este território detém e a aposta nas tradições do concelho foram o enlace para o concurso Portas de Ródão “O Melhor Doce” em que o vencedor foi o chef Cristiano Louro, no domingo os dois chefs juntam esforços para na doçaria aliarem a inovação à tradição. Estes vão ser Ateliers Temáticos de Gastronomia – Beira Baixa Cultural.

No dia 15 de Setembro terá lugar o Concurso Regional da Cabra Charnequeira e Merino da Beira Baixa, bem como as Jornadas Técnicas de Pecuária, fruto de uma parceria entre o Município de Vila Velha de Ródão e a Ovibeira. Estes dois acontecimentos de destaque regional vão assumir relevo neste evento.

O campo de feiras de Vila Velha de Ródão, e a sua zona circundante, é dominado pelo Monumento Natural das Portas de Ródão e pela maravilhosa paisagem considerada Maravilha Natural de Portugal. Neste local irá ter lugar, no domingo dia 16 de Setembro das 09h00m às 18h00m, o 1º Festival Geoturismo Portas de Ródão, a decorrer no Cais de Rodão. Esta é uma ação focada nas atividades outdoor como Passeios de Barco, Torre Multi-atividades – slide, escalada, canoagem, rappel na ponte sobre o rio Tejo, canoagem, paddle, Orbitball e BTT. Este evento realiza-se no âmbito do projeto Provere 2020 iNature, e é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O Festival das Sopas de Peixe é uma insígnia de qualidade da região. Trata-se de um certame com uma forte vertente turística e promocional, pautado pela dinâmica da animação aliada à boa gastronomia. A organização dispôs um conjunto de eventos de, entrada livre, que garantem a atratividade do evento para um público diversificado.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies