Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Dia Internacional dos Museus

Castelo Branco

Dia Internacional dos Museus

Data: 18 de Maio

Local: Museu Cargaleiro

 

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, na próxima Terça-feira, dia 18 de Maio, assinalado em todo mundo desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) o Museu Cargaleiro, à semelhança dos anos anteriores, preparou uma programação em torno do tema: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”

No dia 18 de Maio, a entrada no Museu Cargaleiro será gratuita para todos os visitantes. Do programa faz parte uma visita orientada agendada para as 18h00, com limite máximo de 20 participantes, com necessidade de marcação prévia, seguindo-se às 19h00, um momento musical pelo Quinteto de Sopros DRAGGA Ensemble da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

A transição digital nos museus é um dos imperativos desta década. Reimaginar o museu é também imaginar tudo aquilo que cada visitante pode encontrar nele. Ao longo do dia, o visitante pode interagir com o museu partilhando um registo fotográfico, um desenho ou uma reflexão da obra da coleção da fundação que mais apreciou.

Vão ainda ficar disponíveis na exposição códigos QR, com registos fotográficos e outras curiosidades partilhadas pelo artista.

O Serviço Educativo vai dinamizar a actividade Estend´Arte, na praça Manuel Cargaleiro, destinada ao público escolar, com destaque para prácticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável. As actividades estão igualmente condicionadas a um limite máximo de 12 participantes por cada grupo escolar.

Ao longo do dia, nas redes sociais, o museu irá disponibilizar conteúdos em torno do museu e do artista, que poderão ser acompanhados no facebook em fundacaomanuelcargaleiro. Num mundo marcado pela crise pandémica, e após um longo período de afastamento físico do convívio com os espaços dos museus, é necessário reflectir a relevância destas instituições para a vida em sociedade, reafirmando a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável, reforçando a imagem do museu como espaço de exposição, de estudo e conservação.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies