Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Encontro Jovem – Acção Climática nos Geoparques Portugueses

Encontro Jovem – Acção Climática nos Geoparques Portugueses

Data: 22 e 23 de Fevereiro

Local: Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO

 

O “Encontro Jovem – Acção Climática nos Geoparques Portugueses”, organizado no âmbito do Biénio de Acção Climática dos Geoparques Portugueses (2022-2023) pelo Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, no concelho de Proença-a-Nova, nos dias 22 e 23 de Fevereiro de 2024. Na organização do encontro, o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO conta com as parcerias do Município de Proença-a-Nova e do Centro de Ciência Viva da Floresta.

Neste evento vão participar Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico, acompanhados por Professores e Técnicos dos respetivos geoparques, representantes dos seis Geoparques Mundiais da UNESCO – Portugal e dois dos Geoparques aspirantes portugueses. Os grupos de alunos participantes foram selecionados por cada geoparque, com base num vídeo de 3 minutos, sobre a temática “Acção Climática no meu Geoparque”.

 

Programa

Dia 22 de Fevereiro:

- 14h00 - chegada dos participantes ao CCVFloresta, Moitas (freguesia de Proença-a-Nova)

- 15h00 – sessão de abertura (auditório do Centro de Ciência Viva da Floresta)

- 15h15 – Sessão de apresentação do Vídeo de cada geoparque, pelos grupos de alunos - auditório do Centro de Ciência Viva da Floresta

- 16h30 - plantação de 8 árvores/arbustos nativos, um por cada geoparque

- 17h00 – lanche no CCVFloresta e visita livre à área expositiva do Centro de Ciência Viva da Floresta

- 18h00 – partida do CCVFloresta para as instalações do Seminário de Proença-a-Nova

- 20h00 – jantar no Seminário de Proença-a-Nova, fornecido pela cantina da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (alunos, professores e técnicos dos geoparques, exceto os alunos e professora do Agrupamento de Proença-a-Nova).

- 22h00 – dormida no Seminário de Proença-a-Nova (alunos, professores e técnicos dos geoparques, exceto os alunos e professora do Agrupamento de Proença-a-Nova).

 

Dia 23 de Fevereiro:

- 8h45 – saída do Seminário para a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca (a bagagem de todos deve ser deixada nas carrinhas respetivas, antes da ida para o pequeno-almoço).

- 9h00 – pequeno-almoço servido na cantina da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, para os participantes que ficaram alojados no Seminário

- 10h00 – partida da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca para Sobral Fernando (freguesia de Proença-a-Nova)

- 10h30 - saída de campo "À descoberta do Geomonumento Portas de Almourão", em Sobral Fernando (percorrem-se cerca de 3 km do Percurso Pedestre “Segredos de Vale Mourão” – percurso linear)

- 13h00 – almoço em Sobral Fernando, no salão da Associação de Desenvolvimento de Sobral Fernando (serão fornecidos sacos individuais com refeição, pela cantina da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca)

- 14h30 - fim do Encontro Jovem, em Sobral Fernando.

 


Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies