Geoparks
| Boletín de Noticias

Cursos Internacionais de Música Antiga

Idanha-a-Velha

Cursos Internacionais de Música Antiga

Data: 21 a 29 de Julho

Local: Idanha-a-Velha

 

A aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, recebe nos próximos dias 21 a 29 de Julho a 7.ª edição dos Cursos Internacionais de Música Antiga (CIMA).

Ao longo de uma semana, os CIMA ocupam os diferentes espaços históricos de Idanha-a-Velha, onde se destaca a antiga Sé, com masterclasses e sessões de trabalho de flauta de bisel, violino barroco, viola da gamba e violoncelo, fagote, cravo, orquestra, flauta travessa e dança.

À noite, a partir das 21h45, decorrem os concertos dos participantes e dos professores, que são conceituados músicos internacionais oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Suíça, Noruega e Estados Unidos.

Está previsto também um workshop de arqueologia e cultura local, inspirado por uma aldeia que tem o seu conjunto arquitetónico e arqueológico classificado como Monumento Nacional.

As atividades são abertas ao público e é possível acompanhar todo o programa do curso e conviver com os professores e participantes. Para tal, basta inscrever-se como ouvinte através do site www.cimaportugal.wixsite.com/cima201 . Para qualquer esclarecimento estão disponíveis os contactos cima.portugal@gmail.com ou 914 406 015.

Durante a semana será preparado o espetáculo final "Madrigais Ingleses & Shakespeare", a estrear em Idanha-a-Nova, no Centro Cultural Raiano, dia 29 de julho, pelas 19h00.

Os CIMA são os únicos cursos de verão dedicados à música antiga, sendo uma referência a nível nacional na formação e na difusão da música e património até finais do século dezoito. Constituem também um dos eventos âncora na programação cultural do município de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.

É uma organização da MAAC – Música Antiga Associação Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e conta com a colaboração da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Antena 2.

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos de las fotos:
Pedro Martins
Banco de Imagen de Geopark Naturtejo

Desarrollado por citricweb.pt