Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Conceito

 

O que é um Geoparque?

Um geoparque é um território que combina a protecção e promoção do Património Geológico com o desenvolvimento local sustentável. Este Património Geológico é reconhecido internacionalmente e cada geoparque possui um conjunto de geossítios ou geomonumentos que testemunham a evolução do planeta Terra. 

 


Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas onde sítios e paisagens de importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de protecção, educação e desenvolvimento sustentável. A sua estratégia bottom-up pretende combinar conservação com desenvolvimento sustentável, envolvendo as comunidades locais. Um Geoparque Mundial da UNESCO é uma designação internacional que promove o equilíbrio entre o homem e a natureza e pertence ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques (IGGP) da UNESCO.

 

Os Geoparques estabelecem pontes entre a Geodiversidade e outras dimensões do território, como a Biodiversidade, a Histórica, a Cultura e o Património Imaterial, assentando no desenvolvimento sustentável ao nível da geodiversidade, do ambiente, do uso dos recursos naturais, do combate às alterações climáticas, da gestão dos riscos geológicos, do envolvimento das comunidades e da preservação dos patrimónios dos geoparques. O uso diferenciador e a dimensão sócio-económica do Património Geológico pode ser o motor de desenvolvimento de uma região, assentando na Conservação, na Educação e no Turismo.

+ INFO

 

 


Rede Europeia de Geoparques

 


A Rede Europeia de Geoparques (REG) foi criada em 2000 por quatro geoparques pioneiros, contando com o apoio da UNESCO a partir de 2001. A REG distribui-se actualmente por 23 países europeus, com 69 geoparques. Em Portugal, além do Geopark Naturtejo, existem mais quatro geoparques: Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros e Estrela. 

Para a Rede Europeia de Geoparques, um Geoparque combina a protecção e a promoção do património geológico com o desenvolvimento local sustentável, através de Conservação, Educação e (Geo)turismo.

+ info

 

Mapa da Rede Europeia de Geoparques

                       
 

 

 


 

Rede Global de Geoparques

 

A Rede Global de Geoparques foi criada em 2004, com o apoio da UNESCO, tendo o objectivo de cobrir os geoparques fora da Europa, integrando todos os geoparques europeus. 

+ info 

 

 

 

 

 

Mapa da Rede Global de Geoparques

 
 

Lista de Geoparques Mundiais da UNESCO

Brochuras:

Global Geoparks Network
Celebrating Earth Heritage, Sustaining Local Comunities




Links Úteis:

- Rede Global de Geoparqueswww.globalgeopark.org/
- Associação Rede Global de Geoparqueshttp://globalgeoparksnetwork.org/
- Rede Europeia de Geoparques | www.europeangeoparks.org/
- Rede Ásia- Pacífico de Geoparques | asiapacificgeoparks.org/
- Rede Africana de Geoparques | www.africangeoparksnetwork.org/
 


Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO 

 

                                                                                   

O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, o primeiro geoparque português, integrou em 2006 as Redes Europeia e Global de Geoparques. Conta com um território de 5060 km2, nos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova, Nisa, Oleiros e Vila Velha de Ródão. Neste território, integrado no "Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO" são prioridades a geoconservação, a educação e o geoturismo, todos alicerçados num património geológico de referência.

 

Numa região de grande heterogeneidade cultural, a Geologia é um elemento uniformizador do território e é utilizada como estratégia de desenvolvimento sustentável de larga escala, num projecto pioneiro em Portugal, planeado a médio/longo prazo. 
 

O Geopark Naturtejo é uma área classificada (Decreto-Lei 142/2008) ao abrigo da Decisão do Conselho Executivo da UNESCO (161 EX/Decisions, 3.3.1), adoptada em Paris em 2001, pertencendo ao Sistema Nacional de Áreas Classificadas. Consultar Parecer

 

Mais informação sobre o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO

 

 

 

 

 

 

O Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana  do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia - Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

A história milenar desta região dotou-a de inúmeros castelos, igrejas e palácios, atingindo uma diversidade rara em Portugal. As ruínas da Civitas Egitania em Idanha-a-Velha, as estações paleolíticas e a Arte Rupestre do Tejo, bem como as regiões megalíticas de Nisa e Rosmaninhal constituem pólos de relevante interesse arqueológico. As práticas ancestrais, testemunhos vivos das múltiplas singularidades da cultura raiana, têm fortes raízes na paisagem. O estatuto de "Aldeia mais portuguesa de Portugal", conferido a Monsanto, e as Aldeias de Xisto, espalhadas pelo Geopark Naturtejo, são símbolos desta riqueza etnográfica ainda muito bem preservada.
 

Estrutura de Gestão

O Geopark Naturtejo é gerido pela Naturtejo EIM, empresa de capitais maioritariamente públicos, constituída pela Associação de Municípios Natureza e Tejo (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão) e por associados privados. O objectivo da Naturtejo EIM é o apoio ao desenvolvimento local a partir da valorização do seu Património Geológico integrado nos restantes patrimónios, a promoção e valorização turísticas dos municípios que dela fazem parte, visando o aproveitamento equilibrado das suas potencialidades turísticas, tendo em conta o património histórico, cultural e natural.

 

Geodiversidade do Geopark Naturtejo

O Geopark Naturtejo apresenta uma paisagem que conta a história dos últimos 600 milhões de anos, através de elementos como vastas áreas aplanadas onde irrompem relevos residuais graníticos (Monsanto), sedimentares (Murracha, Murrachinha, Pedras Ninhas) alinhamentos tectónicos (escarpa de falha do Ponsul, Sobreira Formosa) e cristas quartzíticas (Penha Garcia, Ródão, Moradal, Monforte da Beira). As aplanações são ainda cortadas pela profunda incisão da rede hidrográfica do Baixo Tejo.

Grande geodiversidade do Geopark Naturtejo reflecte-se num número significativo de locais de interesse geológico, destacando-se 16 geomonumentos, locais-chave para a interpretação da geologia e que apresentam características monumentais. Para mais informações sobre os Geomonumentos, clique aqui.

Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO

+ info

Geoparques Parceiros

O Geopark Tianzhushan na província de Anhui, República Popular da China, é uma grande paisagem montanhosa, repleta de picos de granito, cavernas, cachoeiras e nascentes. É rico em Património Geológico como fósseis de mamíferos e um ecologito de uma auréola de metamorfismo de alta pressão (uma rocha invulgarmente densa importante nos movimentos observados no interior da terra). O Geopark integra uma ecologia saudável e ricos elementos culturais com a pesquisa científica, educação e turismo. Inclui também trilhos com sinalização interpretativa, centros de informações turísticas e museus. Tem actividades de educação científica e de pesquisa destinados aos estudantes da escola primária até à universidade. O conhecimento geológico é promovido através divulgação ao público e atividades de extensão, envolvendo as comunidades locais.

Mais informações | Vídeo

 

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies