Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

1º Congresso Internacional - As Aves na História Natural, na Pré-História e na História

1º Congresso Internacional  
As Aves na História Natural, na Pré-História e na História
Data: 23 a 25 de Setembro
Local: Lisboa

Este congresso pretende reunir, com a finalidade de troca de conhecimentos, investigadores que têm trabalhado sobre a origem, evolução e utilização das aves pelo homem. Dirige-se sobretudo a paleontólogos, a pré-historiadores, a arqueólogos e historiadores.

Apesar de este ser um congresso de índole científica, está virado também para a participação de estudantes e, pela sua abrangência, está também aberto à participação de curiosos e interessados nesta temática que queiram aprofundar os seus conhecimentos.

As aves, com mais de 10 000 espécies vivas, são o grupo de vertebrados voadores mais bem-sucedido, superando qualquer outro grupo de vertebrados voadores, pela sua abundância e diversidade, quer no presente quer no passado. As aves são animais extraordinários, quer pela sua fisionomia, pela cor das suas penas, por voarem, mas também pela sua história evolutiva. De facto, as aves são na realidade dinossáurios, pois na moderna organização taxonómica, aves e dinossáurios partilham o mesmo ramo da evolução: o ramo dos Dinosauria.

As aves aparecem representadas nas artes de culturas e civilizações diversas, desde a Pré-História até aos dias de hoje: na arte rupestre, na cerâmica, na escultura, nos mosaicos e na pintura. Por outro lado, as penas das aves foram usadas também desde a Pré-História como adorno: recentes estudos demonstram que já os neandertais usavam penas de corvídeos para adornar o corpo. Tal como outros animais, também as aves aparecem associadas a mitologias diversas, surgindo até com características divinas no seio de alguns povos, como é o caso do Antigo Egipto, em que o íbis-branco era considerado encarnação do deus Thoth.

O congresso, organizado pelo Centro Português de Geo-História e Pré-História, decorrerá de 23 a 27 de setembro de 2015, em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, e está dividido em sessões gerais, de carácter cronológico e evolutivo, e em sessões temáticas, mais específicas. Paralelamente existirá um programa de animação cultural, que será divulgado oportunamente.


Website oficial: http://www.i-m.co/cpgp/congressodasaves/

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies