Geoparks
| Inscrição na Newsletter

Aceito subscrever a newsletter de acordo com a politica de privacidade da Naturtejo.

Institucional


Protocolo com o Turismo de Portugal

 

Naturtejo concluiu plano de sinalização do Geopark Naturtejo

 

 

A Naturtejo, Empresa de Turismo, EIM concluiu o plano de sinalização do Geopark para o qual contou com o apoio financeiro do Turismo de Portugal, IP.

O investimento incluiu a inserção de placas de sinalização para os 16 geomonumentos distribuídos pelos 6 municípios do território Naturtejo (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Nisa, Vila Velha de Ródão), e colocação de painéis interpretativos que incluem gravuras explicativas e informação turística adicional (unidades de alojamento, restauração e animação).  

Foi ainda apresentado um inovador e pioneiro conceito de sinalética, sinalética digital, disponível para consulta e download no site da Naturtejo, www.naturtejo.com.

A partir de agora, além de toda a informação científica disponível in situ nos painéis, os visitantes poderão planear a sua viagem com detalhe e obter conhecimento prévio essencial ao pleno usufruto do Geopark.

 


 

Algumas fotos da sinalética do Geopark Naturtejo: Fotografias para Download (20MB)

__________________________________________________________________________________________________________________________________

EU Erasmus+ - ESTEAM –Enhancement of School TEAching Methods by linking between schools, experts and geoparks in the combination with outdoor activities and ICT technologies 2016-2019

 

O projecto ESTEAM visa melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem no sistema escolar através de um método inovador (metodologia de ensino, conjunto de ferramentas e plataforma de experiências para utilizadores (virtual e na natureza) que liga as metas curriculares nacionais na educação em Ciências Naturais com o desenvolvimento da plataforma de ensino móvel (TIC) de experiências para utilizadores, em combinação com atividades ao ar livre. Além disso, o desenvolvimento e os resultados originarão um Guia para Professores de Ciências Naturais - Um Guia passo-a-passo da metodologia ESTEAM.

O objetivo geral é melhorar o processo de ensino em combinação com tecnologias TIC e actividades ao ar livre.

 

Website do projecto ESTEAM

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Interreg Danube Transnational Programme – DANUBE GEOTOUR – Valorisation of Geo-Heritage for Sustainable and Innovative Tourism Development of Danube Geoparks 2017-2019

 

Website do projecto Danube Geotour

__________________________________________________________________________________________________________________________________

Interreg V-A España Portugal Taejo Internacional REDTI 2017-2020

Este projecto tem como objectivo específico proteger e valorizar o património natural e cultural, como base à economia da região transfronteiriça. Pretende-se gerir eficientemente e sustentavelmente os recursos naturais, culturais e turísticos através de redes que potenciam os espaços naturais e patrimoniais ao mesmo tempo que valorizam o turismo do território.

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

PROVERE Inature – Turismo sustentável em áreas classificadas

 

______________________________________________________________________________________________


                                                                    
 
GEOescolas é um projecto Europeu apoiado pela Lifelong Learning Programme, que reúne geocientistas de diferentes universidades, museus, geoparques, professores e escolas de formação para professores, que melhor conseguem “trazudir” as geociencias numa linguagem e aprendizagem acessível a todos os estudantes.

O objectivo deste projecto é definir modelos com princípios para uma literacia em Geociências para todos os cidadãos europeus, sendo aplicado, pelo menos, nos programas escolares das escolas secundárias dos respectivos países participantes.

Os principais resultados a serem apresentados ao longo do desenvolvimento do projecto são: (a) uma pesquisa de comparação curricular; (b) uma pesquisa de interesse; (c) um dicionário escolar de Geociências (léxico); (d) módulos de ensino sobre temáticas específicas; e (e) um site interactivo (em Inglês, Alemão, Grego, Italiano, Português, Espanhol e eventualmente Francês) e uma Newsletter.

O projecto GEOescolas pretende melhorar a formação dos professores e a literacia geocientífica dos alunos Europeus, e torná-los capazes de compreender os conceitos fundamentais dos sistemas dinâmicos da Terra, de aceder cientificamente a informação credível sobre a Terra e de tomar decisões responsáveis acerca da Terra, como um “sistema”.

Além disso, combinando a investigação e a prática educativa nas escolas, ideias, conhecimento e perícia que suporta, contribuirá para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e promover uma dimensão Europeia em sistemas e práticas de campo, ajudando os jovens a adquirir as competências básicas e necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para uma futura cidadania activa na Europa.

Portal do Projecto GEOschools: http://geoschools.geol.uoa.gr/

_____________________________________________________________________________________________________________

Naturtejo participa no projecto Taejo Internacional II
A Naturtejo Empresa de Turismo EIM participa no projecto Taejo Internacional II, como benificiário nº 17, financiado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.
Assim, o projecto Taejo Internacional é uma cooperação transfronteiriça, Espanha-Portugal, entre sócios espanhóis e portuguese, nu total de 18, sendo o Organismo Autónomo para o Desenvolvimento Local da Diputacion de Cáceres o chefe de fila.
Este projecto visa a criação de um destino turístico no âmbito do Tejo Internacional, através da realização de acções estratégias de cooperação territorial que valorizem os recursos naturais culturais e históricos ligados ao Tejo Internacional.
No âmbito deste projecto a Naturtejo participa nas seguintes actividades:
- Cooperação para o fomento da competitividade e promoção do emprego
- Cooperação e gestão conjunta em meio ambiente e património
- Cooperação e gestão conjunta para a integração socioeconómica e institucional e para a gestão de projectos
- Comunicação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA VALORIZAR
Trata-se de um instrumento inovador ao serviço da coesão territorial, não só pelos mecanismos de gestão simplificada adotados, como pela sua orientação exclusiva para o apoio a microempresas situadas em territórios com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento decorrentes da sua baixa densidade populacional e institucional.
Trata-se ainda de um instrumento articulado com outros instrumentos de política pública previstos no “Programa Valorizar” com forte envolvimento e intervenção dos atores regionais e locais, sendo complementar, em termos de cobertura do território em investimentos superiores a 5 000 euros, à ação “Criação e desenvolvimento de microempresas” financiada pelo programa PRODER.
Mais informações:
BROCHURA VALORIZAR
APRESENTAÇÃO VALORIZAR
PORTARIA 68_2013
FOLHETO_SIALM
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

EUROACE SPORT

EUROACE SPORT, DESPORTO E NATUREZA na EUROACE é um projecto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, que promove o desenvolvimento das zonas fronteiriças de Espanha e Portugal.

O objectivo do Projecto é conseguir que o território EUROACE se configure como um destino de excelência internacional para a prática desportiva em meio natural, especialmente destinado a pessoas idosas, pessoas com diversidade funcional e famílias. Para tal promovemos a colaboração e criação de métodos de trabalho conjuntos entre os agentes públicos e as empresas privadas para configurar o desporto como um forte recurso económico para a EUROACE.

Este projecto desenhará novos modelos de cooperação empresarial transfronteiriça entre todas as empresas intervenientes na cadeia de valor e daremos às PME ferramentas de trabalho, formação e pessoal especializado para melhorar a competitividade e internacionalização, com o objectivo de consolidar uma cadeia de valor entre as PME da EUROACE, o que se traduzirá numa cooperação eficaz que permita às empresas oferecer aos desportistas e acompanhantes serviços especializados inovadores e de qualidade.

Sócios

EUROACE SPORT conta com seis entidades envolvidas na Extremadura e Portugal: Extremadura Avante, a Direcção Geral de Esportes da Junta de Extremadura, Extremadura Serviço Público de Emprego, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o município Português de Idanha-a- Nova e a empresa pública portuguesa Naturtejo.

EUROACE SPORT, o custo total do projecto, cujo prazo de execução é de 14/06/2017 até 31/12/2019, é 2,038,752.66 euros, a ajuda total do FEDER 1,529,064.50 euros.

Objetivos

O projeto EUROACE SPORT promove a cooperação transfronteiriça entre empresas e agentes públicos que vai além da prática esportiva.

Neste sentido:

• Criaremos um portfólio de produtos e serviços para atletas e seus acompanhantes que, por sua vez, valorizam nosso patrimônio cultural, natural e paisagístico.
• Desenvolveremos uma rede de inovação, empreendedorismo e melhoria de competitividade que promova o motor econômico da região no setor esportivo.
• Estabeleceremos um catálogo de experiências experimentais de treinamento que capacitam profissionais e empresas relacionadas ao Desporto e lazer e ao tempo livre, o que lhes permitirá competir com garantias de sucesso no cenário internacional.
• Agruparemos num só circuito todos os eventos desportivos de interesse que se realizam anualmente na EUROACE, construindo um ecossistema de experiências de atividade física transfronteiriças.

 


Contas

2022
Contas_2022
Certificação Legal de Contas_2021

2021
Contas_2021
Certificação Legal de Contas_2021

2020
Contas_2020
Certificação Legal de Contas_2020

2019
Contas_2019
Certificação Legal de Contas 2019

2018
Contas_2018

Certificação Legal de Contas 2018

2017
Contas_2017
Certificação Legal de Contas 2017

 

Documentos Oficiais
Estatutos Naturtejo - Empresa de Turismo E.I.M.

 

 


« Voltar

Geopark Naturtejo

Geopark Naturtejo © 2024 Todos os direitos reservados


Créditos Fotográficos:
Pedro Martins
Banco de Imagens do Geopark Naturtejo

Desenvolvido por citricweb.pt


Política de privacidade e cookies